07/09/2021

Uma visão geral sobre o WordPress

Está pensando em ter um site ou blog, ouviu falar no WordPress (WordPress.org), mas não sabe exatamente o que ele é? Nesse post, apresento uma visão geral sobre o WordPress. É o básico do que você precisa saber para entender um pouco dessa ferramenta.

O que é WordPress?

O WordPress é um CMS (Content Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo em Português. É uma plataforma utilizada para criação de websites, onde você pode construir seu layout e gerenciar vários tipos de páginas, como blogs, lojas online, imobiliárias, portais, entre outros. Podemos dizer que o WordPress é como se fosse o “sistema operacional” do seu site. O seu smartphone precisa do sistema Android ou iOS para funcionar, certo? Em um website, o WordPress funciona de forma equivalente ao sistema operacional do seu celular.

Assim como existem diferentes tipos de sistemas operacionais para smartphones, também existem outras opções de CMS. O Joomla e o Drupal estão entre alguns dos CMS mais utilizados. Mas o WordPress ainda é o mais popular e de acordo com o próprio site WordPress.org, 42% da internet utiliza essa plataforma, pelo menos até o momento dessa postagem.

Por que o WordPress é tão utilizado?

Se existem outras alternativas para construir e gerenciar o seu site, por que o WordPress ainda é o sistema mais utilizado? Veja a seguir 6 características do WordPress e entenda um pouco mais sobre essa poderosa plataforma.

1. Grátis

Para baixar e usar o WordPress , você não precisa pagar nada, ele é 100% grátis. Mas você vai precisar comprar um domínio e uma hospedagem (que deve ser compatível com o WordPress.org) para instalar o software em seu site.

2. Fácil instalação

Depois de escolher o seu domínio e hospedagem, você deve instalar o WordPress no seu website. A maioria dos serviços de hospedagem conta com ferramentas de instalação do software. E é bem fácil e rápido de instalar, você só precisa seguir as instruções apresentadas por essas ferramentas. Mas você também pode instalar o WordPress manualmente e o procedimento leva em torno de 5 minutos.

3. Não precisa saber programar

Não é necessário saber programação para usar o WordPress. Todas as modificações que você faz em seu site através da plataforma, são convertidas em código automaticamente. Portanto, o próprio WordPress atualiza a sua página e você não precisa mexer em nenhuma linha de código.

4. Plugins

Os plugins são uma das principais características do WordPress. Assim, eles são muito importantes para a construção de sites profissionais. Lembra que o WordPress funciona como o sistema operacional do seu celular? Os plugins são como se fossem os aplicativos e cada um possui uma funcionalidade. Quando o WordPress foi lançado em 2003, ele era apenas uma ferramenta para blogs. Mas graças aos plugins, hoje é possível criar sites complexos como lojas virtuais, além de inserir outras funcionalidades à sua página.

Existem plugins gratuitos e pagos. A escolha deles vai depender do que você deseja para o seu site. Se a página é simples, não é necessário investir em ferramentas pagas. Mas à medida que o projeto vai ficando mais complexo, talvez seja preciso adquirir alguns plugins.

5. Software de código aberto

O WordPress é um software de código aberto (open source software). Isso significa que o seu código-fonte está disponível para que qualquer pessoa possa vê-lo, modificá-lo e melhorá-lo. A manutenção do WordPress é realizada por uma grande comunidade de colaboradores voluntários. Portanto, existem milhares de engenheiros de software trabalhando todos os dias no WordPress para torná-lo cada vez melhor. Essa comunidade envolve desde funcionários de empresas especializadas em WordPress, até usuários da plataforma. Em outras palavras, qualquer pessoa pode contribuir para sua melhoria.

6. Segurança

Por ser um software de código aberto, o WordPress está sempre sendo atualizado por sua comunidade. Quanto mais pessoas usam, estudam e testam, melhorias são implementadas mais rapidamente. Além disso, bugs são descobertos e resolvidos antes que possam causar algum estrago mais sério. Não existem plataformas de websites que sejam 100% seguras. Mas todas essas características fazem com que um software de código aberto como o WordPress seja considerado mais seguro do que outros softwares.

Exemplos de sites que usam WordPress

Talvez você esteja se perguntando que sites utilizam o WordPress e se eles são confiáveis. Abaixo estão listadas algumas páginas que usam essa plataforma e você pode encontrar outros exemplos aqui, caso tenha curiosidade.

Exemplos de Sites que usam WordPress:

Você também pode identificar um site WordPress visitando a página isitwp.com. É só digitar o endereço do site que quer consultar e clicar em “Analyze Website“.

Essa foi apenas uma visão geral sobre o WordPress. Caso queira saber um pouco mais sobre esse CMS, veja as diferenças entre tema e template no WordPress. Em breve publicarei outros artigos sobre construção de sites. Além de postagens sobre como um site pode melhorar o seu negócio.

Se tiver dúvidas ou quiser dar alguma sugestão, não deixe de comentar!

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Veja Também

Denise Mello

Olá, meu nome é Denise Mello, moro em Brasília e sou web designer freelancer. Faço sites utilizando o WordPress e o Elementor como ferramentas para o desenvolvimento de páginas. Navegue pelo blog para saber mais sobre essas ferramentas.
Entre em contato caso queira um orçamento de site.